RA RACING CHAMP fecha 2015


As quatro categorias do RA RACING CHAMP 2015 tiveram no último dia 18 de outubro a definição de seus campeões. Depois de uma semana de chuvas em Santa Catarina, o tempo nublado com pista seca foi de certa forma um alivio aos pilotos que estavam brigando pelo título.

A categoria NP teve a vitória inédita de Renato Simão. A segunda posição ficou com Rafael Frasson, seguido por Ricardo Loewen em terceiro. O quarto colocado foi Guilherme Rodrigues, na quinta posição ficou com Jean Lana e Gugelmin Sena fechou o pódio na sexta posição. Com três etapas realizadas neste segundo semestre, o título da categoria ficou com Rafael Frasson que obteve 157 pontos, seguido por Guilherme Rodrigues com 153 pontos, Ricardo Loewen fez sua estreia no RA e conseguiu terminar na terceira posição. Jean Lana terminou na quarta posição, Renato Simão foi o quinto com 126 pontos e Luigi Dambros foi o sexto. Roberto Tealdi, Guilherme Rocha, Gabriel Ávila e André Nascimento fecharam os 10 primeiros neste segundo semestre.

Rafael Frasson terá que subir de categoria no próximo ano, tendo que escolher entre SP e AS. Com isso a categoria seguirá sempre tendo um novo campeão.

A categoria Open relevou boas promessas para as principais categorias do RA, e neste segundo semestre não foi diferente, a bateria tinha como protagonistas Bruno Albino e Jean Cardoso, brigando ponto a ponto pelo título. A pole da bateria ficou com Guilherme Rocha, que brigou muito com Bruno para garantir a vitória. A segunda posição ficou com Bruno Albino, fazendo o necessário para garantir o título inédito. O terceiro foi Geyson Assunção, fechando assim o pódio da Open. Jean Cardoso foi o quarto colocado, com Mateus Pereira em quinto e Anderson Stein em sexto.

Bruno Albino conseguiu enfim do título da Open, depois de ficar em segundo lugar nos últimos campeonatos, ele fechou a disputa deste segundo semestre com 87 pontos, a segunda posição ficou com Guilherme Rocha com 79 pontos, o terceiro lugar no geral foi Jean Cardoso com 77 pontos. Anderson Stein terminou em quarto, com Moacir Andrade em quinto e Mateus Pereira em sexto.

As portas da categoria NP estão abertas para Bruno Albino em 2016, e teremos um novo campeão na categoria de entrada do RA RACING CHAMP.

As principais categorias do RA RACING CHAMP tinham decisões bem acirradas para a última etapa, e os resultados consolidaram os vencedores de AS e SP como grandes nomes do evento.
Na categoria SP, a disputa ficou entre Giovani Novaes e Gilberto Moises, como aconteceu em 2014 e no primeiro semestre de 2015. No ano passado o vencedor foi Gilberto Moises e no primeiro semestre o título ficou com Giovani Novaes.

Somando o resultado das baterias, a vitória na etapa ficou com Jorge Garcia, sua primeira vitória em etapas e forte candidato ao título da SP em 2016. Giovani Novaes chegou em segundo lugar e garantiu o bicampeonato na SP, o terceiro foi Gilberto Moises, com Roger Moraes em quarto. O quinto no pódio foi Luigi Dambros e Andrei Ramalho fechou o pódio na sexta posição.

A categoria SP sagrou seu campeão com hegemonia em 2015, Giovani Novaes venceu os dois semestres e se consolida como um dos grandes nomes na história da RA RACING. Giovani terminou o semestre com 163 pontos. O segundo colocado foi Gilberto Moises com 153 pontos, o terceiro foi Marcelo Magnani, sendo sua melhor participação no RA. O quarto colocado foi Marcio Correa, seguido por Tarcisio Guedim no quinto lugar, e o sexto colocado foi José Velho. Roger Moraes, Andrei Ramalho, Luigi Dambros e Charles Bonnevialle completaram os 10 melhores do semestre.

Assim como no primeiro semestre, o título da categoria AS mudou de mãos na última etapa, e pela primeira vez na história do RA, o vencedor da categoria não venceu nenhuma bateria no campeonato.

A classificação geral da etapa levou ao lugar mais alto do pódio, Eduardo Guidi, tornando-se tricampeão do RA na categoria AS, em segundo ficou Eduardo Schmidt, sua melhor participação no RA. A terceira posição ficou com Marcio Correa, o quarto colocado foi André Franco. Giovani Novaes terminou na quinta posição e Gilberto Moises ficou com o sexto lugar no pódio.

O campeonato teve como campeão, Eduardo Guidi, com 156 pontos. No segundo lugar ficou Giovani Novaes com 143 pontos, o terceiro foi Ricardo Salvador somando 126 pontos, seguido por André Franco como os mesmos 126 pontos na quarta posição. Marcio Correa foi o quinto com 125 pontos e Eduardo Schmidt terminou em sexto com 116 pontos. André Tealdi, Geyson Assunção, Gilberto Moises e Charles Bonnevialle foram os 10 melhores do semestre.

As categorias AS e SP podem reservar boas surpresas no próximo ano, com a chegada de novos pilotos, e a evolução de muitos pilotos do grid.

O RA RACING CHAMP deu pré-selecionou os pilotos para o próximo evento da RA, a RA RACING CUP que será disputada no dia 15 de Novembro em Penha.

Mais informações: www.raracing.com.br

FOTOS: Iaggo Gonçalves
TEXTO: Alan Aguiar