Drift Race



Esta foi a primeira vez na história do Drift nacional que o japonês Masashi Yokoi participa de um evento no país.

O último fim de semana foi de manobras radicais e muito pneu queimado em Penha (SC). Durante os dias 11 e 12 de outubro, foi realizado o primeiro “Desafio de Drift” do Estado, no Kartódromo Internacional Beto Carrero. O evento contou com pilotos de peso, entre eles o japonês Masashi Yokoi, vencedor da maior competição mundial do esporte a "D1 GrandPrix Series". Masashi fez parte da comissão de juízes junto de pilotos renomados como, Tiago Romano e o diretor de prova, Didi Nambei. Na ocasião, o campeão dividiu as curvas do Kartódromo com o piloto oficial do Velozes e Furiosos Show, do Beto Carrero World, Márcio Cabeça.


“O objetivo deste evento é fortalecer o esporte no Brasil. Os organizadores e grandes empresas uniram forças para poder proporcionar um dia de Drift muito especial”, explica Cabeça. Devido ao grande número de pilotos, o Desafio foi dividido em duas categorias: A e B. O piloto Diego Shimazaki conquistou o primeiro lugar no grupo A, seguido de Jonathas Neves e Rodrigo Meireles, pilotos de Brasília. Já no grupo B, Márcio Cabeça subiu no lugar mais alto do pódio depois de enfrentar problemas em seu carro na prova classificatória. Em segundo e terceiro ficaram Pinguim e Ricardo Koike, respectivamente.


Além do espetáculo de Drift, o evento promoveu uma exposição de carros de arrancada, carros personalizados, de Rally e sorteio de brindes para crianças e adultos. Com uma atitude beneficente dos organizadores, o ingresso custou um quilo de alimento ou um brinquedo, e através desta iniciativa social da Drift Race junto ao Rotaract Club de Penha, foram arrecadados 300 brinquedos e 800 quilos de alimentos que serão direcionados à comunidade local e ao Instituto Beto Carrero.

Sobre o Drift (Drifting)

Drift é um estilo de condução de carros que consiste em utilizar várias técnicas de derrapagem nas curvas, fazendo com que o carro deslize de lado, geralmente em alta velocidade. Essencialmente, a manobra consiste em um equilíbrio entre velocidade, ângulo e tempo. A modalidade nasceu no Japão na década de 70, mas se tornou popular no Brasil através do filme “Velozes e Furiosos – Desafio em Tokyo” que mostra corridas de derrapagem em competições de rua.


No caso de desafios como este realizado em Penha, os juízes avaliam a precisão nos obstáculos determinados, habilidade e estilo de pilotagem. Todos os pontos demarcados precisam de técnicas avançadas do esporte, que é padrão no mundo inteiro.

Texto: Slain Franco - Jornalista - MTB 0004978/SC
Fotos: Gilson Nunes