Seletiva Petrobras

Em 15 anos de disputas, a Seletiva de Kart Petrobras busca a cada edição novidades e desafios que incentivem o kartismo no país. E, neste final de semana, a competição realiza a sua última etapa classificatória e faz sua estreia no kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), durante a disputa da Copa Vale.
Nesta quinta (17) a pista já está aberta para treinos e na sexta (18) terão início os treinos livres, com a divisão das categorias. Serão quatro sessões, com 20 minutos cada. No sábado (19), além da tomada de tempos, serão duas baterias, que vão definir os dois últimos finalistas, que se juntarão aos 10 já classificados durante o ano em diversos campeonatos regionais.
Assim como nas outras etapas, a Seletiva seguirá o regulamento local da competição, que terá sorteio de motores. Concorrerão às vagas pilotos inscritos nas categorias Júnior Menor, Júnior, Novatos e Graduados. Lembrando que só podem disputar a vaga pilotos entre 14 e 18 anos, que não tenham sido campeões da Seletiva de Kart Petrobras no passado.
A prova está tendo uma grande procura e, em virtude disso, a organização local também já previu na programação a repescagem, caso precise ser feita.
Além das feras do kartismo local, a busca pelas últimas vagas também está atraindo pilotos de outras regiões do país, como Olin Galli - quarto colocado na final da Seletiva de 2012 -, Pietro Rimbano e Giuliano Raucci, que conquistou o Brasileiro deste ano na categoria Júnior e foi um dos destaques do Mundial, terminando em sétimo na 1ª fase do evento, realizada em Sarno, na Itália, após vencer a pré-final.
"O Kartódromo do Beto Carrero já recebe alguns eventos importantes de kart, como as 500 Milhas e o Desafio das Estrelas, e estamos muito animados para a estreia da Seletiva de Kart Petrobras também nesta pista. Além disso, como será a última chance para os pilotos chegarem à final, sem dúvida as disputas terão um nível técnico altíssimo e acredito que teremos um bom número de competidores", comentou Binho Carcasci, organizador da Seletiva.
Entre os 10 pilotos já classificados e que concorrerão ao prêmio de 123 mil reais na final - nos dias 29 e 30 deste mês no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP) -, já são sete estados e o Distrito Federal representados, reforçando o objetivo da Seletiva de fortalecer o kartismo em todo o país. Os finalistas até o momento são os paulistas Vitor Baptista e Vinícius Papareli, os gaúchos Bruno Bertoncello e Matheus Leist, o carioca Renato Júnior, o mineiro Paulo Victor, o brasiliense Pedro Cardoso, o pernambucano Nano Monteiro, o goiano Joaquim Junqueira e o tocantinense Marcos Vieira.
Confira a programação para a disputa das duas últimas vagas em Penha:
Sexta, dia 18

8h44 às 9h04 - Treino Livre
10h34 às 10h54 - Treino Livre
13h44 às 14h04 - Treino Livre
15h54 às 16h19 - Treino Livre
Sábado, dia 19
8h48 às 8h58 - Warm up
10h30 - Tomada de Tempo
11h15 às 11h25 - Repescagem
1ª Bateria - 14h30 *
2ª Bateria - 16h00 *
* Horário previsto - as baterias de todas as categorias começam às 13 horas, com as provas em sequência.

Fonte: FG Com